Presidência da ALE-RO já pode estar definida

Alex Redano (esq.) e Laerte Gomes (dir.): deputados estaduais

Comenta-se que Alex Redano e Laerte Gomes serão de fato eleitos líderes da casa de leis

Comenta-se nos bastidores do poder, na capital, que os novos presidentes da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) serão Alex Redano (PRB) e Laerte Gomes (PSDB). A dobradinha era algo que estava sendo ventilado há tempos. O que consolidou um pouco mais a decisão foi uma possível desistência do deputado Lebrão (MDB) de disputar a vaga tendo em vista a coalisão formada por 17 deputados estaduais para garantir a liderança da casa de leis ao longo desta legislatura.

Comenta-se, ainda, que Lebrão perdeu aliados com o passar do tempo, e isso teria motivado o parlamentar a desistir da disputa. Ainda assim, Lebrão é um deputado de grande envergadura na ALE, tem muita experiência e respeito dos demais. Em uma outra vertente, caminha o deputado Eyder Brasil (PSL) que tenta o comando da casa com o apoio do Governador Marcos Rocha, seu colega de partido.

A candidatura de Eyder, segundo o que comenta-se nos bastidores, não teria ganhado força porque o “Chapão dos 17” já estava formado há muito tempo. Mesmo com tudo caminhando para o que já era esperado, a situação ainda pode ser revertida, quando o assunto é política. Não se pode deixar de lado o dinamismo da coisa toda, que pode transformar calmaria em fortes ventos da noite pro dia.

Ainda faltam 11 dias para a decisão final. Caso Redano e Gomes sejam mesmo eleitos, ainda não se sabe quem assume o comando primeiro. Até lá, novos capítulos poderão ser rabiscados. Ainda é preciso esperar pra ver.