Deputados tomam posse nesta sexta em Porto Velho; dois são cotados para presidência

Nova composição da ALE-RO

Mesmo não havendo confirmação oficial, comenta-se que Laerte Gomes e Alex Redano serão os presidentes da atual legislatura

A cerimônia de posse dos 24 deputados eleitos de Rondônia acontecerá nesta sexta-feira, 1º, em Porto Velho, na casa de eventos Talismã 21. Entretanto, o que mais chama atenção da classe política e também de quem acompanha o setor é justamente o nome do novo presidente que começará o mês de fevereiro no comando da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO).

Ao que tudo indica, o deputado reeleito, Laerte Gomes (PSDB) será mesmo o primeiro presidente da casa. De acordo com assessoria da ALE, o 1º vice-presidente, o deputado reeleito Edson Martins (MDB) irá presidir a cerimônia e dará posse aos demais parlamentares. Após encerrado o ato, será convocada uma preparatória através da qual os deputados irão deliberar e eleger o primeiro presidente. Depois disso, encerra-se o mistério.

Com a alteração do regimento, os deputados poderão, também, eleger já no dia 1º de fevereiro, o presidente e vice do segundo biênio. Comenta-se que o futuro presidente será o deputado Alex Redano (PRB), porém nada está definido. Ainda de acordo com o que se ventila nos bastidores, é possível que o deputado Jean de Oliveira (MDB) seja um dos vice-presidentes desta legislatura, assim como a deputada Rosangela Donadon (PDT).

A equipe de reportagem da Gazeta Amazônica não conseguiu contato com nenhum deputado para comentar sobre o assunto. Ninguém da imprensa arriscou crivar uma composição definitiva ainda. O que se sabe até então é que esta configuração é a mais propensa a se consolidar. Mesmo assim, na política, nada é tão definitivo que não se possa recompor.

A cerimônia de posse está marcada para começar às 14h.  

Foto/arte: Assessoria ALE-RO