Embrapa inicia dias de campo em Rondônia pelo Cone-sul do Estado

Lavoura de Soja em Vilhena (RO)

Vilhena foi o município escolhido; evento irá apresentar potencial produtivo além de expectativas de negócios

Os Dias de Campo de Soja 2019 da Embrapa e parceiros começam no dia 12 de fevereiro e vão até dia 19, em Rondônia. Os eventos serão realizados em três municípios, abrangendo as principais regiões produtoras do estado. A entrada é gratuita, com inscrição feita na hora do evento e é aberto ao público que tem interesse no assunto.

Serão apresentadas informações sobre cultivares de soja, manejo da cultura, boas práticas de produção, Sistema Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Além da soja, nos dias de campo em Vilhena e Porto Velho, os visitantes poderão conhecer novas opções de cultivares de arroz para o estado. Mais informações, ou dúvidas, nos telefones (69)3321-2564 ou (69)3219-5058 ou (69)3219-5051.

Todos os eventos acontecerão a partir das 8:30h. O primeiro será em Vilhena, no dia 12, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR 364, km 6. Na sequência, em 14 de fevereiro, o Dia de Campo de Soja será realizado em Castanheiras, na Fazenda Maia, que fica na linha 168 Norte, km 17,5. A capital, Porto Velho, recebe o último evento no dia 19 de fevereiro, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia, localizado na BR-364, Km 5,5.

Com estes eventos realizados em diferentes áreas produtoras de Rondônia, será possível ao público conhecer o potencial produtivo e o desempenho das cultivares da Embrapa, assim como aspectos relacionados ao manejo da cultura nas diferentes regiões.

Segundo pesquisadores da Embrapa, a soja tem sido boa alternativa para os pecuaristas no processo de recuperação de pastagens degradadas, sendo utilizada no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). “A expectativa é de que Rondônia tenha uma boa safra de soja, pois o estado não sofreu com secas e outros fatores que acabaram prejudicando outros estados produtores”, aponta o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho.

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja, Rodrigo Brogin, cultivares transgênicas e convencionais, de diferentes ciclos e com características adequadas para cultivo no estado serão apresentadas ao público. Os mais recentes lançamentos de cultivares de soja transgênica RR e IPRO da Embrapa estão semeados nas Unidades Demonstrativas.

Além das cultivares transgênicas, na estação do Instituto Soja Livre, nos eventos, serão apresentadas as cultivares de soja convencional e as oportunidades de negócios que ocorrem no Brasil envolvendo a exportação de soja convencional.

Parceiros da Embrapa na realização dos eventos