Festividades do Dia do Índio Oportuniza Interação Cultural

Rosto pintado, adereço e vestimentas tradicionais chamaram a atenção dos alunos da escola Carlos Escola Carlos Pompermayer, distrito de Noroagro, que participaram das festividades comemorativas ao Dia do Índio, realizado nesta terça-feira (16.04) na aldeia Nova Geração, distante a 66 km da área urbana de Comodoro.

Uma iniciativa da Prefeitura de Comodoro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), o evento reuniu também as aldeias Jacaré, Nova Buriti Negarotê e Central Negarotê. Com dança, musicas, jogo de Futebol de Cabeça, encenação da Festa da Menina Moça e contação de história a comunidade indígena apresentou aos visitantes um pouco da cultura local.

Feliz por comemorar a data, Sabrina Negarotê que mora na aldeia Nova Buriti,  destacou ter orgulho de ser indígena. “Estou feliz por estar comemorando o nosso dia e ver os alunos e pais reunidos. Geração a geração estamos passando nossa cultura”, afirmou.

Coordenador na escola Carlos Escola Carlos Pompermayer Joaquim Carlos Fonseca, salientou que mais de 70 alunos, do ensino fundamental e médio, fazem parte da comitiva. “A experiência é uma oportunidade de vivenciar a cultura indígena, ouvindo e vendo a história deles”, explicou o coordenador.

Representando o Prefeito Jeferson Ferreira Gomes, a secretária de Educação Cleide Ávila, explicou que a festividade é tradicional no município, sendo que neste ano o propósito é aproximar estudantes e educadores da comunidade indígena, para terem contato com o artesanato, dança, vestimentas tradicionais, historias e musicas que compõem a cultura indígena do nosso município.

“Agradecemos a todos a Administração, na pessoa do Prefeito Jeferson Ferreira Gomes, a equipe da SEMEC, aos alunos da Escola Carlos Pompermayer e a comunidade Negarotê pela ótima recepção”, pontuou a secretária. A programação tem continuidade (17.04) na aldeia Nambikwara Alantesu finalizando na quinta-feira (18.04) na aldeia Baracão Queimado

Texto e Fotos: AssCom